“Santo António Congolês – Dona Beatriz Kimpa Vita e o movimento antonianiano, 1684-1706” | lançamento no Museu de Lisboa

39

Convite Santo António

O Museu de Lisboa convida para o lançamento do livro Santo António Congolês – Dona Beatriz Kimpa Vita e o movimento antonianiano, 1684-1706, no dia 8 de maio, às 18H30, no Museu de Lisboa – Sato António, no Largo de Santo António, 22.

A obra vai ser apresentada por Alberto Oliveira Pinto, escritor e historiador luso-angolano, especialista em História de África e investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-UL).

Este trabalho do investigador norte-americano John Thornton, professor de História da África e Diáspora Africana na Universidade de Boston, Massachusetts (EUA), apresenta a vida da jovem Dona Beatriz Kimpa Vita que dizia ser Santo António e que iniciou um movimento religioso durante a terrível guerra civil no reino do Congo. Este movimento foi muito popular, insurgindo-se contra a guerra que alimentava o crescente comércio de escravos no atlântico.

Publicado inicialmente em inglês pela Cambridge University Press, o livro é agora editado em português pelo Centro de Estudos e de Investigação de Santo António, do Museu de Lisboa – Santo António.

Entrada livre.

Siga-nos