Évora 27 celebra o Dia da Europa com Arte e Ciência

103

Cromeleque de Almendres, Évora

Évora_27 Capital Europeia da Cultura assinala o Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, com uma residência que celebra a paisagem megalítica comum, aproximando povos e culturas europeus.

Isto acontece no ano em que se celebram os 60 anos da descoberta do Cromeleque dos Almendres e da Anta Grande do Zambujeiro – dois dos mais relevantes monumentos megalíticos da Europa, ambos situados no Alentejo.

Assim, nos dias 9 e 10 de maio, Évora recebe um grupo de especialistas dos recintos de Stonehenge, Avebury e Sítios associados (Inglaterra) que, em conjunto com equipas da Câmara Municipal de Évora, da Universidade de Évora, e do Grupo Pro-Évora, e a partir de uma experiência direta do território, irão refletir sobre a valorização da memória e do património cultural, na perspetiva da defesa e salvaguarda do megalitismo europeu.

A residência inclui visitas aos sítios megalíticos mais significativos da região e uma reunião preparatória, que servirá de preâmbulo a um encontro internacional sobre megalitismo, promovida por Évora_27, em parceria com a Universidade de Évora, o Grupo Pro-Évora e os recintos de Stonehenge, Avebury e Sítios associados (Inglaterra), marcada para 21 de setembro, na cidade alentejana.

Esta residência servirá ainda para fomentar a partilha de experiências entre as equipas de Stonehenge e Évora, numa perspetiva pluridisciplinar e de reciprocidade.

 

Siga-nos