Museu Bordalo Pinheiro

47

dim_2024_pt

Dia 18 de maio celebra-se, anualmente, desde 1977, o Dia Internacional dos Museus. Este ano, o Museu Bordalo Pinheiro assinala este dia especial com um programa diversificado de iniciativas, que decorrem entre os dias 17 e 19 de maio.

Oferecemos entrada gratuita aos nossos visitantes (dias 18 e 19 de maio), propomos várias atividades como visitas guiadas, sessões de caricatura ou lançamentos (igualmente gratuitas), e organizamos uma Feira do Livro Ilustrado e de BD. Ainda inauguramos uma exposição, fazemos a finissage de outra e damos as boas-vindas aos novos artistas residentes do Museu.

Durante os dias 18 e 19 também serão servidos comes e bebes.

Venha celebrar o Dia Internacional dos Museus na nossa companhia. A entrada é livre e toda as atividades são gratuitas!

PROGRAMA
17 DE MAIO (SEXTA-FEIRA)

18h00 – 20h30: Abertura da Feira do Livro, com a participação da Livraria Cult. e Tinta nos Nervos, e da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.
18h30: Inauguração da exposição SPAM CARTOON. ANIMAÇÃO DE GUERRILHA 

18 DE MAIO (SÁBADO)

10h00 – 17h30: Feira do livro
11h00 – 13h00: Sessão de caricaturas com Pedro Ribeiro Ferreira (não é necessária inscrição prévia, basta aparecer e deixar-se caricaturar!)
15h30: Visita de comissária à exposição Conversas Soltas: Junqueiro e Bordalo, com Mariana Roquette Teixeira (Entrada livre mediante inscrição prévia para bilheteira@museubordalopinheiro.pt)
16h30: Debate Investigação e criação artística: o caso das residências bordalianas
Convidamos quatro artistas participantes nas primeiras edições (2021-23) do programa de Residências Artísticas do museu, André Ruivo, Francisco Trêpa, Pablo Quiroga Devia e Rui Horta Pereira, para perceber que lugares ocupa a investigação no ato de criação artística. Também tentaremos perceber de que forma um período de residência no Museu Bordalo Pinheiro, e a exposição ao trabalho e ideias do artista do séc. XIX, terão contaminado ou impactado a criação destes artistas. Que balanço podemos fazer de três anos de residências? No final, daremos as boas-vindas aos novos artistas residentes no museu, quando se aproxima o início da 4ª edição daquele programa: Emma Gonsales Moro, Francisco Menezes, Léna Lewis-King e Vasco Barata.

19 DE MAIO (DOMINGO)

10h00 – 17h30: Feira do livro
11h00: Visita acessível “Hoje sinto-me Bordalo”. Visita guiada com audiodescrição destinada ao público com deficiência visual (Visita gratuita mediante inscrição prévia através do e-mail servicoeducativo@museubordalopinheiro.pt)
15h00: Lançamento do livro fotográfico BORDALO (Ed. Luís Rocha/Movimento de Expressão Fotográfica, 2024)
15h30: Visita de Comissário à exposição Não ria. O humor é um assunto muito séri | 100 Anos de SAM, com Tiago Guerreiro (Entrada livre mediante inscrição prévia para bilheteira@museubordalpinheiro.pt)
16h00: Finissage da exposição Não ria. O humor é um assunto muito sério | 100 Anos de SAM

Siga-nos