Museu da Música Portuguesa

71

dim_2024_oficial

Museu da Música Portuguesa Casa Verdades de Faria
Câmara Municipal de Cascais, Fundação D. Luís I
Dia Internacional dos Museus e Noite Internacional dos Museus
18 maio 2024

 1 – Atividade para famílias
18 maio 2024
Sessão: 11h30 às 13h
Gratuito, inscrição necessária

Ó Ciranda, Ó Ciranda, vamos nós a cirandar…
Tema tradicional português associado à atividade agrícola. A ciranda ou peneira é um objeto que serve para limpar os cereais. Em algumas regiões é usado como instrumento musical a acompanhar o canto e a dança de roda com o seu nome. Neste programa vamos todos decorar uma ciranda, cantar a sua música e dançar os seus passos.

 

2 – Concerto
18 maio 2024, 17h00
Gratuito

Choros, Tangos e Sassetti
Daniel Bolito, violino e Philippe Marques, piano
Vamos ouvir neste recital choros de Heitor Villa-Lobos, tangos de Astor Piazolla e peças de Bernardo Sassetti, grande parte inspiradas no universo musical latino-americano. Os ritmos enérgicos, as sonoridades exóticas e as harmonias sugestivas dos ambientes dos clubes noturnos argentinos contrastam com a melancolia dançante do choro e das sonoridades telúricas e encantatórias da obra de Bernardo Sassetti.

 

3 – Concerto
18 maio 2024, 21h00
Pago

Sonoridades Contrastantes
Este recital coloca-nos diante de dois grandes compositores: Mozart e Schoenberg. Pelos solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras ouviremos o Quarteto de Cordas em Ré Maior, K. 575 de Mozart e o Quarteto de Cordas nº 1, Opus 7 de Schoenberg, a obra que lançou a reputação deste compositor, que referiu “a maneira como escrevo para quarteto de cordas, não pode negar que aprendi isso diretamente com Mozart. E tenho muito orgulho disso!”.

 

4 – Conservação e restauro
18 maio 2024, 10h00-12h00 | 14h00 -16h00
gratuito

A conservação e restauro dos espólios é um dos trabalhos importantes num museu. E quando esse trabalho inclui o acervo documental de Fernando Lopes-Graça, nomeadamente os originais da sua obra musical, percebemos a grande dimensão desta ação. Neste Dia Internacional dos Museus venha visitar o Centro de Documentação do Museu da Música Portuguesa, e ver o que estamos a fazer.

Siga-nos