Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa

42

dim_ddiogo

No próximo sábado, dia 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional dos Museus (DIM), celebrado anualmente e que representa um momento único para a divulgação dos Museus, como centros educativos que incentivam a curiosidade e o pensamento crítico.
Assim, o seu Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa associa-se às comemorações deste dia comemorativo com uma programação alargada, que pretende divulgar o conhecimento científico criado a partir das suas coleções.
Em 2024, o tema escolhido, “Museus, Educação e Investigação”, pretende realçar a importância dos museus como instituições educativas e dinâmicas, que promovem a aprendizagem e a descoberta. O reconhecimento do contributo dos Museus na investigação científica é também assinalado, quer pela democratização e acessibilidade ao conhecimento, quer pela exploração de novas ideias que os espaços museológicos proporcionam aos seus públicos.
Convidamos Investigadores que irão explicar como construíram o seu conhecimento sobre o passado e um Projeto Arqueológico que irá explorar, com o público que nos visita, a importância dos objetos arqueológicos e dos seus significados.
A organização do evento é realizada em parceria com o Grupo de Amigos do Museu D. Diogo de Sousa (GAMDDS) e Projeto Arqueológico do Outeiro do Circo (PAOC) e conta com o apoio do Laboratório Hércules, da Universidade de Évora.
Siga-nos