Museu de Lanifícios

25

dim_muslan

O Museu de Lanifícios está pronto para celebrar o Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, com um programa especial. Convidamos a comunidade a participar e a celebrar a tradição têxtil da região, reconhecendo o seu potencial para um futuro sustentável.
-Entrada gratuita entre as 10h-13h e as 14h30-18h. Explore as exposições permanentes e temporária e viaje no tempo com a história da indústria de lanifícios.
-Visita guiada às 11h da manufatura à industrialização. Venha conhecer a Real Fábrica de Panos e a Real Fábrica Veiga, os dois núcleos do Museu. A participação é gratuita e por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição.
-Workshop de “Tinturaria Natural – As Cores da Ribeira” (10h-13h e 14h-18h): Aprenda a extrair corantes de plantas locais e explore receitas antigas de mestres tintureiros franceses. Crie a sua própria paleta de cores com plantas da ribeira da Goldra e leve consigo um caderno de campo com as suas descobertas. Vagas limitadas, com inscrição obrigatória pelo email muslan@ubi.pt.
Esta atividade é desenvolvida no âmbito do projeto Rota da Lã EDUCA, com o financiamento do Turismo de Portugal e explora alguns resultados do projeto REVIVE (2022.01243.PTDC) – “Os Fios do Passado a Tecer o Futuro: As cores da Real Fábrica de Panos da Covilhã, 1764-1850”.
Mais informações em www.museu.ubi.pt
Siga-nos