Museu do Mar Rei D. Carlos

38

Visitas ao Marégrafo

Visitas ao Marégrafo de Cascais

Nas celebrações do Dia Internacional dos Museus, o Marégrafo de Cascais estará aberto para que todos possam conhecer um dos primeiros observatórios europeus dedicado ao estudo das correntes e marés e o único que ainda hoje funciona em perfeitas condições em todo o mundo, com registos contínuos desde 1882.

Além desta função, o Marégrafo de Cascais marca também o zero altimétrico de Portugal continental, ponto a partir do qual se medem as altitudes do nosso território.

As visitas serão acompanhadas pelo responsável pelo Marégrafo, José Campos, e terão a duração aproximada de 45 minutos.

18 de maio | Marégrafo de Cascais | Horários disponíveis: 10h, 10h55; 11h50; 13h45.
Todos os públicos | Gratuito
Inscrições e informações: museumar@cm-cascais.pt; 214 815 950/906

 

“Cascais à beira do mar” a bordo do Galeão do Sal “Estou Para Ver”

No âmbito do Dia Internacional dos Museus, a bordo do galeão do sal “Estou para Ver”, vamos descobrir algumas curiosidades sobre a pesca e as atividades náuticas nas águas de Cascais.

O Galeão irá percorrer as águas do concelho em direção ao Farol da Guia ou em direção à zona de reserva natural da Praia das Avencas, permitindo uma vista privilegiada da orla costeira.

No decorrer destas saídas, é possível participar no governo e manobras de navegação, desde o içar das velas às manobras de virar de bordo.

As atividades estão dependentes das condições climatéricas e de segurança, ficando sujeitas a cancelamento ou a alteração.

18 e 19 de maio | 9h30 e 11h30 | Cais de eventos – galeão do sal “Estou para ver”
Todos os públicos (>4 anos) | Gratuito

Inscrições: https://cultura.cascais.pt/webform/estou-pra-ver-inscricoes

 

 Visita-jogo “Quem vai ao mar…”

Viaja pelos mares da história e encontra navegadores, piratas e náufragos. Escolhe os mantimentos para uma circum-navegação, sem saber as consequências. Visita o Forte São Jorge de Oitavos, o Farol Museu de Santa Marta e o Museu do Mar, e aprende sobre os Descobrimentos, a arqueologia subaquática e os tesouros marinhos. Será que chegas ao destino sem ser atacado ou naufragar?

18 de maio, 15h – Ponto de encontro no Museu do Mar Rei D. Carlos
Inscrições e informações: 21 4815949/21 4815906 (chamada para rede fixa nacional); envolvete@fdl.pt

 

Conferência “Museu do Mar: origem e sonho”

No âmbito do tema do Dia Internacional dos Museus de 2024, “Museus, Educação e Investigação”, a conferência apresentará os resultados da investigação recente sobre os primeiros dez anos do Museu do Mar e o caminho que conduziu à sua criação. O projeto, encabeçado por Francisco Reiner, previa a criação de um museu-aquário de referência em Portugal e foi acompanhado por uma intensa atividade científica que permitiu a afirmação do Museu junto da comunidade.

A conferência será conduzida por Maria Teresa Crespo, do Museu do Mar Rei D. Carlos.

18 de maio | 18h00 | Museu do Mar Rei D. Carlos
Público: maiores de 16 anos | Gratuito
Inscrições e informações: 214815906/55; museumar@cm-cascais.pt

 

Visita temática “Museu do Mar, 5 décadas – 5 peças”

No Dia Internacional dos Museus, venha conhecer o Museu do Mar Rei D. Carlos por outra perspetiva. Através da escolha de 5 peças, a visita abordará 5 importantes núcleos da coleção que ajudarão a contar as 5 décadas de história desta instituição num percurso partilhado entre diferentes elementos da equipa do Museu.

18 de maio | 19h30 | Museu do Mar Rei D. Carlos
Público em geral | Gratuito
Inscrições e informações: 214815906/55; museumar@cm-cascais.pt

 

Siga-nos