Museu Municipal de Arganil

30

dim_arganil

Subordinado ao tema “Museus para a Educação e a Investigação”, o Dia Internacional dos Museus, comemorado a dia 18 de maio, pretende realçar a importância dos museus como instituições educativas dinâmicas, que promovem a aprendizagem, a descoberta e a compreensão cultural.

Nesse âmbito e, associando-se às comemorações, o Município de Arganil leva a efeito uma exposição temporária no Núcleo Museológico de Etnografia de Arganil, sobre a arte de “Ser Tanoeiro”, uma profissão que teve alguma representatividade no concelho, mas que acabou aos poucos por ceder ao tempo e desaparecer. Tendo como elementos chave as aduelas e os arcos, é das mãos do tanoeiro que resultam os toneis, os barris, as celhas ou as pipas, cuja finalidade é acondicionar principalmente o vinho, dando-lhe os sabores e aromas especiais. A inauguração da exposição, que sucede uma série de homenagens a artes e ofícios como, “Ser sapateiro”, “Ser ferreiro”, “Ser cesteiro” e “Ser aferidor”, acontece às 15h00 do dia 17 de maio. Para o dia 18 de maio está programada uma visita temática gratuita à mostra. pelas 10h00, ficando esta patente para visita até ao dia 18 de junho.

Dando sentido ao propósito daquilo que este dia representa anualmente, os Núcleos Museológicos de Arqueologia e Etnografia de Arganil e Núcleo Museológico de Piódão, vão ainda acolher visitas gratuitas, entre as 9h30 e as 17h00.

Siga-nos