Casa-Museu dos Patudos | Museu de Alpiarça

61

dim_alpiarca

Sobre o tema global sugerido pelo ICOM para o Dia Internacional dos Museus 2024, “Museus para a Investigação e Educação” pretende-se “realçar a importância dos museus como instituições educativas dinâmicas que promovem a aprendizagem, a descoberta e a compreensão cultural.” Nesta perspetiva, consideram-se os Museus importantes veículos de transmissão de conhecimento, mas de uma forma democratizada e acessível a todos, independentemente das caraterísticas dos públicos. Muitas das vezes, os temas presentes nas coleções dos museus seleccionam por si só o tipo de auditório que os visita, contudo, é função primordial destes equipamentos culturais, mediatizar os seus conteúdos e divulgá-los a larga escala.

Neste dia comemorativo, a Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, para além da habituais visitas orientadas gratuitas, inaugura também a exposição temporária de Gisela Amarílis intitulada “Douro” na Galeria de Exposições Temporárias e promove visitas temáticas sob o tema “Sentir o Naturalismo”. Estes ateliers prendem-se com um dos núcleos expositivos de maior importância no museu no domínio da pintura naturalista que é a Sala Silva Porto.

Propõe-se que pela observação dos quadros do artista, se associem sensações, inspirações, motivos, cores, sentimentos, como por exemplo, que sons suscita a observação daquela pintura, que temperatura se sente ao observar determinado quadro, o que se ouve ao observar tal paisagem. Será como que entrar na obra e tentar perceber um pouco daquilo que o autor tentou ali retratar e provocar no participante uma forma diferente de a interpretar. Desta forma, conseguir-se-á definir o que é o Naturalismo.

As sessões terão o máximo de 10 participantes por sessão, aconselhando-se marcação prévia e terão a duração máxima de 30 minutos.

As sessões terão os seguintes horários:
Dia 18 de Maio, sessões às:
-10h30
-11h30
-14h30
-15h30

Informações e marcações:
Geral: 243 558 321
Email: servicoeducativo@cm-alpiarca.pt

As comemorações continua no 19, às 16h00 com o Concerto do XXXI Aniversário do Coro Polifónico SFA 1º de Dezembro.

Aceite o Convite e venha celebrar connosco.

 

Siga-nos