Escutar e desenhar…no silêncio e som do Jardim | no Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto

67

workshop_escutar_desenhar

No dia 2 de junho de 2024, o Jardim Botânico da U.Porto acolhe o workshop
Escutar e desenhar… No silêncio e som do Jardim, promovido pela artista Maria Lusitano no âmbito da sua residência artística.
Este workshop explora o escutar que começa pelo silêncio como um portal para um escutar mais profundo, que tenta encontrar a voz da sabedoria interior.

Que mensagens recebemos quando alcançamos um alinhamento mais profundo com a nossa essência? Uma essência que é comum à das plantas que nos rodeiam nos jardins.
De que forma pode o silêncio promover uma maior comunicação com outros seres, como as plantas, para um aprofundar dessa essência comum?
O que é que as plantas nos dizem desde o silêncio? Como criar e desenhar a partir desse espaço, inspirados pela geometria harmoniosa das plantas? Quais os seus ritmos, formas, números?
Com este workshop iremos, então, explorar a geometria das plantas no seu potencial criativo para o desenho… E para o (auto)conhecimento.
Iremos trabalhar com a meditação e realizar exercícios intuitivos de imaginação ativa explorando a comunicação com plantas, desvendando formas e padrões geométricos, e apreendendo a nossa ligação a estes seres.
PROGRAMA
O workshop será estruturado em duas partes, podendo os participantes optar por ficar para o dia, ou só para a primeira ou segunda parte.
Manhã, 10h00 às 12h30 – Como é que escutamos as plantas?
* Introdução
* Contextualização teórica – A geometria das plantas
* Exercícios práticos de relaxamento e meditação
* Exercícios de comunicação com as plantas usando imaginação ativa
* Partilha
Tarde, 14h00 às 16h00 – Desenho e partilha – O que é que as plantas nos dizem de nós?
* Exploração criativa das geometrias que encontramos no Jardim Botânico e na sua relação com cada um de nós.
* Exercícios de desenho (incluindo desenho meditativo)
* Contemplação dos desenhos e partilha
* Conclusão
INFORMAÇÕES
Materiais
Os materiais de desenho serão fornecidos, mas os participantes poderão trazer quaisquer materiais especiais que desejem utilizar.
Os participantes deverão trazer roupa confortável, vontade de desenhar e escutar, um bloco de notas, e uma almofada, se quiserem sentar-se no Jardim.
Lotação
10 participantesInscrições
Inscrições
A participação no workshop é gratuita mediante inscrição prévia, através de s.educativo@mhnc.up.pt
Siga-nos