Terça-feira, Julho 23, 2024
Inicio Património & Museus “Problemas do Primitivismo — A Partir de Portugal” em exposição no Centro...

“Problemas do Primitivismo — A Partir de Portugal” em exposição no Centro Internacional das Artes José de Guimarães

41

exp_problemas_primitivismo

 O Centro Internacional das Artes José de Guimarães apresenta a exposição “Problemas do Primitivismo — A Partir de Portugal”.

A mostra reinterpreta a construção do Outro feita pela ditadura através de centenas de objetos artísticos e históricos. Com curadoria da diretora do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), Marta Mestre, e da investigadora Mariana Pinto dos Santos, a exposição estava a ser preparada há dois anos e reúne mais de 400 documentos, entre peças artísticas originais, reproduções e documentação variada, desde imprensa e capas de livros da época a textos criados especificamente para a exposição por múltiplos convidados.

Focada principalmente no período da ditadura do Estado Novo (1933-1974), com ligações à visão crítica de artistas a trabalhar hoje, a mostra está repartida em seis eixos, ao longo de três pisos do museu, coexistindo com a exposição permanente “Heteróclitos — 1.128 objetos”. Os seis eixos são “Civilização”, “Museu”, “Ingénuo”, “Mar Português”, “Jazz-Band” e “Extração”.

Siga-nos
Subscreva
RSS
Facebook
INSTAGRAM