O Museu dos Biscainhos, em Braga, abrirá as suas portas aos vizinhos da Rua dos Biscainhos, ligando as suas lojas às coleções do museu. No dia 14 de junho, às 19:00, inicia-se o ciclo de conversas “A Arte da Vizinhança” com o tema “A Saúde e a Comunidade: o barbeiro e as suas várias funções ao longo da História”.
Este projeto procura “incentivar a participação ativa da comunidade no programa cultural do museu, proporcionando experiências diversas para a fruição, educação, reflexão e partilha de conhecimentos, criando pontes, fomentando o diálogo e a integração entre o museu e a comunidade promovendo a educação através da arte e da história”.
Nesta primeira conversa, Júlio Rebelo, barbeiro da Rua dos Biscainhos, e Maria do Sameiro Barroso, médica e investigadora, explorarão a história da profissão de barbeiro, destacando uma bacia degolada da coleção do museu que também era utilizada pelos barbeiros. A conversa será moderada pela museóloga Maria de Lurdes Rufino. O evento é destinado ao público em geral, tem a duração de uma hora e a participação é gratuita, limitada à lotação do espaço.