ICOM Portugal integra o consórcio ECHOES: European Cloud for Heritage OpEn Science

33

horizon_europe

O projeto European Cloud for Heritage OpEn Science (ECHOES), liderado pelo CNRS sob a coordenação científica de Xavier Rodier, Diretor do MSH Val de Loire, venceu a linha de financiamento Horizon Europe 2023 “A European Collaborative Cloud for Cultural Heritage” (HORIZON-CL2 -2023-HERITAGE-ECCCH-01-01). O ECHOES recebeu 25 milhões de euros por cinco anos de trabalho (2024 – 2029) para a criação da nuvem colaborativa, uma plataforma europeia de referência para profissionais do património cultural tangível e imaterial.

Para o projeto ECHOES, o CNRS, juntamente com o CNR (Consiglio Nazionale delle Ricerche, Itália) e a FSP (Fondation des Sciences du Patrimoine), formou um consórcio de 51 parceiros europeus. Estes parceiros incluem organizações de investigação, redes que representam comunidades do património cultural (museus, bibliotecas, arquivos, restauração, etc.), universidades e entidades do setor privado. Como projeto piloto, o ECHOES pretende criar a infraestrutura e a entidade legal para a nuvem em colaboração com e para as comunidades do património cultural. O ECHOES promove uma abordagem holística à transformação digital, incentivando a co-construção de conhecimento.

O projeto ECHOES irá promover o surgimento de Digital Commons através deste ambiente digital, permitindo o enriquecimento coletivo e a análise de objetos, factos ou fenómenos do património cultural. Os atores – tanto humanos quanto de inteligência artificial (IA) – poderão desenvolver suas interpretações e, assim, contribuir para a construção do conhecimento. Graças a uma abordagem de governação transparente e à aplicação de princípios de ciência aberta, o ECHOES também integrará outros projetos europeus e nacionais na nuvem.

O ICOM Portugal integra como parceiro o projeto ECHOES, estando diretamente envolvido nas tarefas 2 (Divulgação), 4 (Construção da rede de utilizadores) e 5 (Formação dos utilizadores). Integram a equipa: pelo ICOM Portugal, Alexandre Matos, David Felismino, Maria José́ Santos, Nathália Pamio, Paula Menino Homem e, pelo ICOM Europa, Juliette Raoul-Duval e Alexandre Chevalier.

Fonte: ICOM Portugal

Siga-nos