A Universidade do Porto promove um novo ciclo de conversas nas Noites no Pátio do Museu. Sempre às 21h30 e com entrada gratuita, no pátio do Polo Central (à Reitoria) do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP).
Dia 8 de julho, segunda-feira, é então dia – ou noite… – de Conversa para Pensar … a Mentira. Será que a verdade dá muito trabalho? Um historiador diria que sim, enquanto um cientista acharia que qualquer verdade é sempre rebatível. E o que diria um psicólogo sobre a utilidade da mentira? Poderemos fundamentar direitos, muscular invasões e erguer dinastias com base em mentiras estruturadas, ou a perna é sempre curta? E o que pensar do alcance de uma notícia que depois percebemos ser falsa? Qual o real impacto de um desmentido?
Nesta conversa ao luar, o jornalista Carlos Magno vai falar sobre a mentira na comunicação social, com foco no contexto e nos efeitos colaterais das “fake news”. Celina Manita, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), abordará a mentira à luz da psicologia, claro está, e Luís Amaral, professor da Faculdade de Letras (FLUP), vai levar-nos numa incursão pelos cantos da história. Que mentiras foram varridas para debaixo do tapete? E se pensarmos nas efabulações da literatura? Aí… Será a vez de Rui de Carvalho Homem (FLUP) encontrar “o fio à meada” desse pano para tanta manga.
Neste labirinto de convicções e castelos com consistência de areia, caberá, então, ao Reitor da U.Porto assumir as funções de “arqueólogo da verdade”. António de Sousa Pereira irá orientar a discussão no sentido da verdade.
Para mais informações (+)