Porto de Lisboa assinou contrato para Centro Interpretativo dos Murais de Almada nas Gares Marítimas

63

murais_almada

A Administração do Porto de Lisboa (APL), em parceria com a Câmara de Lisboa e a Associação de Turismo de Lisboa (ATL), anuncia a criação do “Centro Interpretativo dos Murais de Almada nas Gares Marítimas”. Este Centro será um polo cultural e turístico localizado na Gare Marítima de Alcântara, destinado a promover a compreensão e a valorização de uma das mais importantes obras do modernismo português do século XX.

Os Murais de Almada Negreiros representam um património artístico inestimável pelo que, a par do projeto de restauro e conservação destes murais financiado pela WMF, já em curso, bem como da requalificação das Gares Marítimas, integrando-as plenamente no eixo cultural e turístico da cidade de Lisboa. A APL está a investir significativamente na requalificação das infraestruturas das Gares, garantindo a integridade estrutural dos edifícios e permitindo a sua abertura ao público. O restauro dos murais na Gare da Rocha Conde d’Óbidos terá conclusão ainda este ano, estando prevista a realização dos trabalhos na Gare Marítima de Alcântara no início de 2025.

O Centro Interpretativo, que oferecerá uma compreensão profunda do século XX em Portugal, centrando-se na importância histórica e cultural das Gares Marítimas e dos murais de Almada Negreiros, será um espaço interativo que permitirá ao público explorar a história das Gares Marítimas e a modernização dos serviços portuários na frente ribeirinha do Tejo. O foco principal será a valorização dos 14 painéis de pintura mural do mestre Almada Negreiros, destacando o seu valor estético, técnico e cultural. Este espaço não só promoverá o conhecimento artístico, mas também integrará atividades pedagógicas destinadas à população escolar, proporcionando uma abordagem educativa e cultural abrangente.

Este projeto envolve ainda parcerias com instituições nos campos cultural e científico como a Fundação Gulbenkian, o Instituto de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, o MNAC-Museu Nacional de Arte Contemporânea, o MNAA-Museu Nacional de Arte Antiga, o CEDANSA-Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros Sarah Afonso, o Arquivo Municipal de Lisboa e a RTP, por exemplo.

O projeto “Centro Interpretativo dos Murais de Almada nas Gares Marítimas reflete o compromisso do Porto de Lisboa para fortalecer a relação e o diálogo com a cidade e abrir os seus espaços à população. A fruição pública dos murais de Almada Negreiros e a requalificação das Gares Marítimas contribuirão significativamente para a valorização cultural e urbanística de Lisboa. Convidam-se todos os interessados a acompanhar o progresso deste projeto e a visitar o Centro Interpretativo, quando este abrir ao público no primeiro trimestre de 2025.

Fonte: Gazeta Rural

Siga-nos