A 1.ª edição do Festival Internacional de Poesia do Porto (FIPP) arranca na sexta-feira, no Porto. O FIPP abre sob o tema “Ruir”, no dia 26 de julho, às 18 horas, no Pestana Palácio do Freixo, em Gaia, com uma ‘poetry talk’, uma conversa entre as poetas Chus Pato (Galiza, Espanha) e Inês Lourenço (Portugal), com moderação do também poeta José Manuel Teixeira da Silva.
O organizador explica que o festival promete celebrar a poesia em todas as suas formas ao longo dos meses de julho, agosto, setembro e outubro, e o tema da primeira edição é “Ruir”. A ideia é propor “uma renovação”, “um renascimento”, no fundo uma reflexão sobre a ideia de colapso, explorando a força transformadora da poesia”.
Os objetivos do Festival são vários, diz o organizador Francisco Reis, destacando a vontade de “promover a acessibilidade da poesia a um público mais amplo”, bem como “estabelecer pontes” e “promover a inovação e a diversidade do diálogo através da poesia” e ser um local de encontro e reflexão para os amantes da poesia.
Conta também com poetas da Galiza, Espanha, como Chus Pato, Esther F. Carrodeguas, Marga Tojo, Olga Novo, Rosalia Fernandes Real, Samuel L. Paris, Xosé María Álvarez Cáccamo, entre outros.
Para mais informações (+)