O Palácio do Raio, em Braga, vai acolher, entre 2 de agosto e 2 de setembro, a exposição “Memoração”, com curadoria da investigadora Tânia Dinis e apoio de Tales Frey.
O projeto da Memoração começou em 2021 e partiu de uma proposta de pesquisa, recolha e investigação do Município de Braga e do então Museu da Imagem de Braga.
Da Open Call realizada na altura surgiram dez doadores que legaram várias dezenas de fotografias ao projeto, às quais se juntam, nesta mostra, o espólio do Museu da Imagem. Para o processo, a artista procurou debruçar-se sobre o invisível, aquilo que não se vê na imagem, o que não foi registado, o que foi eliminado e alterado.
Na exposição, a fotografia de família assume um papel significativo porque constrói e reúne as memórias de uma historia familiar. Assim, tanto funciona como documento, representando o real, como o pode ficcionar. Fragmentos de vida registados, traços do dia-a-dia, testemunhos de qualquer coisa que desapareceu e às quais o espetador tem, agora, a ocasião de dar uma segunda oportunidade: a de criar, no seu imaginário e através destas imagens fotográficas, as situações do seu próprio quotidiano.
A visita à exposição será de entrada livre e pode ser realizada no horário de funcionamento do Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga, no Palácio do Raio, de terça a sábado das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 18:30.