Norte de Portugal e Galiza criam cluster turístico transfronteiriço

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O projeto europeu ClusterTur Galiza-Norte de Portugal foi apresentado esta quinta-feira no Museu do Mar da Galiza, em Vigo. O cluster turístico visa reforçar a colaboração público-privada no setor do turismo na eurorregião, promovendo-a como um “destino sustentável”.

O ClusterTur é um dos cinco projetos do Programa de Cooperação Transfronteiriço Interreg Espanha-Portugal (POCTEP), que tem como objetivo “unir sinergias entre os dois lados da fronteira”, refere a nota de imprensa.

Os beneficiários do projeto incluem a AECT – Galiza Norte de Portugal, a Junta da Galiza e o Turismo do Porto e Norte de Portugal. A iniciativa conta com um orçamento de 700 mil euros, dos quais 520 mil são de fundos europeus.

Uma das principais linhas de ação do cluster é a “elaboração de uma estratégia conjunta para desenvolver até 2030”, assente na identificação dos recursos e produtos “estratégicos com maior potencial de internacionalização” e na promoção da eurorregião como um destino turístico sustentável. A par disto, o ClusterTur pretende “articular iniciativas que acrescentem valor aos Caminhos de Santiago”.

Com o ClusterTur, as empresas turísticas da eurorregião poderão estabelecer parcerias e dinamizar a comercialização conjunta junto de diferentes e novos mercados.

“Com uma estratégia conjunta devidamente articulada, podemos empreender ações de networking e capitalizar os nossos recursos comuns e endógenos, como os Caminhos de Santiago e a enogastronomia”, disse o diretor de Turismo da Galiza, Xosé Merelles, durante a sua intervenção na apresentação, citado no comunicado.

Portugal é o primeiro país emissor de turistas para a Galiza e representa 624 mil dormidas, cerca de 20% do total. Os dados disponíveis referentes ao primeiro semestre de 2024 indicam que esta tendência se mantém, com um aumento de cerca de 15% face ao período homólogo de 2023.

Até ao momento, os peregrinos oriundos de Portugal são mais de 12 300. Estes ocupam a quarta posição entre os países emissores de turistas que procuram este produto, atrás dos Estados Unidos da América, Alemanha e Itália.

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