Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha

31

premio_arquitetura_joao_alvaro_rocha_2024

As candidaturas à segunda edição do Prémio Municipal João Álvaro Rocha estão abertas. As inscrições podem ser propostas pelos arquitetos, proprietários, ou pelos construtores, e são submetidas digitalmente através do portal: pma.joaoalvarorocha.pt, onde se encontra toda a informação necessária à sua instrução.

O júri é presidido pelo presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e constituído pelos arquitetos Gonçalo Byrne, em representação da APJAR – Associação Pró-Arquitetura João Álvaro Rocha, Carla Garrido, pela Ordem dos Arquitetos Secção Regional Norte, Teresa Calix e Ana Resende, pela autarquia da Maia.

O prémio tem um “enfoque inovador por ser dada relevância ao período pós-construção e à capacidade de resposta demonstrada pela obra ao propósito que presidiu à encomenda”, explica a autarquia. Assim, serão apreciadas não só as qualidades arquitetónica e urbanística, mas sobretudo a função social, cultural e inserção urbana. Por esta razão as obras terão de estar concluídas, no mínimo há três anos, até ao máximo de dez anos.

O Prémio, de natureza não pecuniária, consiste na edição de uma publicação, de um vídeo, de uma conferência e de uma visita guiada. Podem ser atribuídas até quatro Menções Honrosas.

A obra premiada na primeira edição, em 2022, foi o ISMAI – Estádio, da autoria dos arquitetos José Carlos Loureiro, Luís Pinheiro Loureiro, José Manuel Loureiro. Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa à SISMA – Unidade Industrial da Maia, da autoria da arquiteta Sandra Maria Machado Ferreira Garcia.

O Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha, de iniciativa da Câmara Municipal da Maia, com periocidade bienal, é organizado pela APJAR – Associação Pró-Arquitetura João Álvaro Rocha, com o apoio da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional Norte.

A APJAR promove a participação em arquitetura pelas comunidades locais e internacionais a partir da obra de João Álvaro Rocha.

Siga-nos