No passado dia 23 de julho, foi inaugurado o novo espaço museológico da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã. No mesmo dia, foram apresentadas as obras de restauro da Igreja da Misericórdia.
O espaço, agora aberto ao público, situado na rua da misericórdia, na Lourinhã, alberga várias obras de arte sacra, entre pinturas, relíquias religiosas e objetos ligados à história da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã.
O espaço museológico contou com o apoio financeiro do Fundo Rainha D. Leonor, criado para apoiar obras nas Misericórdias, no âmbito de um Acordo de Parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a União das Misericórdias Portuguesas. Até à data foram aprovados 143 projetos: 115 na área social e 28 na do património, num investimento superior a 23 milhões de euros.
Para além do Fundo Rainha D. Leonor, este projeto contou com o apoio da Câmara Municipal da Lourinhã, da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Lourinhã, do Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, da Louritex Lda, de Jorge Evaristo Lda, da Listor S.A, de Filomena Frade, Vanessa Henriques Antunes, Pedro Quintans, Estúdio Ana Martins, Ana Caixaria e Sérgio Cláudio Fontes.
O espaço museológico da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã encontra-se aberto de terça-feira a domingo, pode consultar o preço dos bilhetes no site scmlourinha.pt.