Museu de cerâmica em Prado deve abrir portas até ao fim do ano

186

museu_vila_prado_vv

O Município de Vila Verde prepara-se para abrir o Centro Interpretativo do Artesanato em Cerâmica naquele que foi o edifício dos Paços do Concelho da Vila de Prado.

A execução do projeto representou um investimento na ordem dos 560 mil euros, dos quais 356 mil euros foram assegurados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O museu, além de espaços para exposições permanentes e temporárias, promoverá workshops e formações para artesãos, eventos e feiras de artesanato, visitas guiadas e programas educativos.

O município está a trabalhar de perto com a população local no sentido de recolher algumas peças de barro, sobretudo de barro preto, que é típico de Prado e de freguesias vizinhas como Cabanelas, Parada Gatim e Oleiros, para as expor no centro interpretativo. A ideia é  criar a história da cerâmica e de toda uma atividade que até há poucas décadas teve grande importância económica nesta região.

O centro incluirá também uma componente digital e um espólio fotográfico para enriquecer a experiência dos visitantes.

«Será um centro interpretativo de tudo o que é a cerâmica no concelho de Vila Verde, principalmente a olaria da Vila de Prado e freguesias vizinhas que tem profundas raízes históricas. Esta região foi extremamente importante e rica na indústria extrativa do barro e também na cerâmica», reforçou a autarca.

O edifício do futuro museu de cerâmica está localizada no casco antigo da vila de Prado, próximo da Estrada Nacional 205 que liga a vila de Prado a Barcelos.

Siga-nos