A recriação histórica “Viagem Medieval”, que terminou no passado domingo em Santa Maria da Feira, registou cerca de 650.000 visitantes em 12 dias e contabilizou, entre entradas e ‘merchandising’, uma faturação global de 2,2 milhões de euros.
A informação é avançada à agência Lusa pelo presidente da autarquia que, no distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto, organiza o evento através da empresa municipal Feira Viva, em colaboração com dezenas de coletividades locais e com recurso a cerca de 1.600 trabalhadores e 400 voluntários por dia.
A afluência global à iniciativa reflete uma média de 50.000 visitantes por dia – entre portadores de bilhete único e utilizadores de pulseiras livre-trânsito – e a receita total representa um ‘superavit’ de 300.000 euros face ao investimento de 1,9 milhões na edição de 2024 – referindo-se apenas a entradas no recinto, merchandising da organização e áreas temáticas de pagamento adicional, sem contabilizar a faturação dos comerciantes privados que exploraram tabernas e bancas de venda mo evento.
No próximo ano, a Feira Medieval irá realizar-se entre os dias 30 de julho e 10 de agosto.