Para celebrar os 240 anos da primeira extração da Lotaria Nacional, ocorrida a 1 de setembro de 1784, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e os Jogos Santa Casa (JSC) organizaram um programa de atividades que se estende até 8 de setembro, com destaque para uma exposição temporária no Museu de São Roque.
A mostra, intitulada “As memórias da primeira Extração da Lotaria Nacional do Arquivo Histórico da SCML”, estará aberta até domingo, dia 8, das 10h às 18h.
Além da exposição, o programa de comemoração inclui outras atividades: no dia 5 de setembro, às 11h, haverá uma conversa na Sala de Extrações com os especialistas Jorge Nuno Silva, matemático e presidente da Associação Ludus; Pedro Leitão, diretor da Unidade de Jogo Responsável dos Jogos Santa Casa; e Pedro Leandro, pregoeiro da Lotaria. Moderada por Teresa Nicolau, diretora da Cultura da SCML, a discussão abordará temas como a probabilidade de ganhar um prémio, a lógica matemática dos jogos e o conceito de jogo responsável. Seguir-se-á a extração da Lotaria, às 12h30.
Já no dia 7, o Museu de São Roque e a Sala de Extrações receberão jogos de tabuleiro tradicionais, numa iniciativa em parceria com a Associação Ludos, aberta a todas as idades.
As atividades são gratuitas, mas limitadas ao número de vagas disponíveis.