No dia 21 de setembro, pelas 16h30, realiza-se a apresentação do Catálogo da Coleção do SAM e do Museu do Humor e do Absurdo, na Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, em Serpa. O evento, aberto ao público, contará com intervenções de Odete Borralho, vice-presidente do Município de Serpa, Emília Ferreira, Diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea, Luís Afonso, cartoonista, Rui Zink, escritor e professor universitário, Lúcia Saldanha, autora do projeto Portugal Entre Patrimónios e de Manuel Lacerda, arquiteto.
A coleção do artista Samuel Azavey Torres de Carvalho, conhecido como SAM, será apresentada em catálogo, destacando obras que vão além dos seus famosos cartoons. SAM não só criou personagens icónicas como o Guarda Ricardo, mas também deu vida a uma série de objetos absurdos e transformados, como funis, cadeiras e enxadas, explorando o humor, a sátira e a crítica social de uma forma visual única.
Este catálogo proporciona uma oportunidade de conhecer a diversidade do trabalho de SAM, desde as suas criações humorísticas à sua visão artística provocadora. As obras, agora reunidas, destacam-se pela sua originalidade e impacto na arte e cultura portuguesas.
Fonte: CM Serpa