Visitas no Museu Nacional Soares dos Reis

133

Museu Nacional Soares dos Reis

Ao longo do mês de outubro, o Museu Nacional Soares dos Reis promove visitas acompanhadas dirigidas a diferentes públicos. Conheça o programa e participe!

4 outubro (sexta-feira), 11h00/12h00 
Visita Orientada Conhecer José Júlio de Sousa Pinto (1856-1934)
Público Jovens e Adultos Entrada 8 Euros

Um convite para (re)descobrir a pintura deste aluno da Academia de Belas-Artes do Porto (1870-1878), bolseiro do Estado Português em França, país para onde viajou com o colega Henrique Pousão em 1880, e a partir do qual desenvolveu uma notável carreira internacional como pintor de retratos e de ambientes repletos de estórias.

6 outubro (domingo), 11h00/12h00 
Visita Incógnita
Público Jovens a partir dos 12 anos e Adultos Entrada Gratuita

O Museu Nacional Soares dos Reis promove mensalmente uma visita orientada incógnita para o seu público. Esta visita, cujo tema será sempre desconhecido até ao dia e hora da sua realização, pretende explorar com os participantes outras narrativas presentes nas obras das coleções do Museu.

10 outubro (quinta-feira), 18h00/19h00 
Visita Orientada CAC – 50 anos. A democratização vivida
Público Jovens e adultos Entrada Gratuita

Visita orientada pelo curador Miguel Von Hafe Perez. No dia 10 de Junho de 1974 desencadeou-se uma ação de rua sem paralelo, protagonizada por artistas e intelectuais do Porto ligados a instituições como a Cooperativa Árvore, o Teatro Experimental do Porto, a Seiva Trupe ou o Cineclube do Porto. O “Enterro do Museu Soares dos Reis” dá voz a uma reivindicação popular alimentada pela pulsão efervescente de abertura à modernidade, resgatada do pesado silêncio da ditadura. Um movimento simbólico de protesto materializa-se nesse ato performático que, de forma mais ou menos direta, vai constituir a semente da Fundação de Serralves e do seu Museu de Arte Contemporânea.

11 outubro (sexta-feira), 11h00/12h00 
Visita Orientada à Exposição De Passagem
Público Jovens e adultos Entrada 8 Euros

Esta visita, orientada pelos curadores da exposição, será realizada em torno das questões do arquivo, memória, da instalação como forma expositiva, dos processos fotográficos e das informações históricas associadas à guerra colonial.

18 outubro (sexta-feira), 15h00/16h00 
Visita Orientada ‘O museu em meia dúzia de peças’
Público Jovens e adultos Entrada 8 Euros
Um percurso pela exposição permanente observando um conjunto selecionado de peças, quer das artes decorativas, quer das artes plásticas, para conhecer a sua história, que se cruza com a do Museu Nacional Soares dos Reis.

24 outubro (quinta-feira), 18h00/19h00 
Visita Orientada CAC – 50 anos. A democratização vivida 
Público Jovens e adultos Entrada Gratuita

Visita comentada à exposição por Inês Silvestre, doutoranda em História da Arte (Bolseira de Doutoramento DGPC-FCT) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com o projeto de tese “O Centro de Arte Contemporânea e o Museu Nacional de Soares dos Reis”.

25 outubro (sexta-feira), 11h00/12h00 
Visita Orientada ‘Pintura europeia na coleção do MNSR’
Público Jovens e adultos Entrada 8 Euros
Retrato, cenas de género, natureza morta são alguns dos temas representados nas obras que somos convidados a observar, descrever e refletir através desta visita.
26 outubro (sábado), 11h30/12h30 
Visita Orientada à Exposição Siza, Câmara Barroca
Público Jovens e adultos Entrada 8 Euros

“Siza, Câmara Barroca” é uma exposição que reúne 18 obras do Arquiteto Álvaro Siza, atravessando diferentes períodos do seu trabalho, estudado por uma equipa de investigadores da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. José Miguel Rodrigues irá apresentar os resultados deste projeto aos participantes, e comentar as obras de Álvaro Siza selecionadas para a referida exposição, numa perspetiva que explorará as afinidades que as composições do autor estabelecem com a “Ideia de Barroco”.

31 outubro (quinta-feira), 15h00/16h00 
Visita Orientada ‘Tesouros Nacionais nas coleções do MNSR’
Público Jovens e adultos Entrada 8 Euros

Os bens classificados como de interesse nacional, também designados de Tesouros Nacionais, representam valor cultural de significado para a história e para a memória coletiva e a sua perda ou degradação significariam dano irreparável para o património cultural e para a memória coletiva. Existem 1600 objetos classificados como Tesouro Nacional. Desta lista fazem parte os 10 objetos que integram as coleções do MNSR e que se encontram na exposição de longa duração.

Visita com interpretação simultânea em LGP – Língua Gestual Portuguesa.

Inscrições: AQUI

Fonte: Museu Nacional Soares dos Reis

 

Siga-nos