A partir de 23 de outubro, será possível descobrir como a figura de Santo António tem sido utilizada para promover produtos e serviços na exposição “Santo António Na Publicidade”, que se realiza no Museu de Lisboa — Santo António.
Comissariada pelo jornalista Eduardo Cintra Torres, a mostra apresenta uma coleção diversificada que inclui cartazes, anúncios de imprensa, rótulos, pagelas (pequenas estampas de santos), caixas de fósforos, copos, medalhas e outros objetos representativos de diferentes épocas e da relação dos portugueses com este ícone.
Entre o acervo apresentado, o destaque vai para um conjunto de cartazes datados entre 1930 e 1980, encomendados pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a artistas gráficos. Esta exposição marca a primeira vez em que estes anúncios serão apresentados em conjunto, abrangendo desde a promoção de vinhos até folhetos de lotarias.
A exposição “Santo António Na Publicidade” poderá ser visitada no Museu de Lisboa — Santo António entre 23 de outubro e 20 de abril do próximo ano, de terça a domingo, das 10 às 18 horas. O preço do bilhete é de 3€, mas os residentes no concelho têm acesso gratuito até às 14 horas.