O primeiro Festival Literário de Santa Maria Maior celebra a antiga e irrefutável relação entre este território e a literaura portuguesa.
Programa:
25 outubro: 21h30
Auditório Abreu Advogados
Na cidade os homens têm uma outra definição.
Conversa com Gonçalo M. Tavares, moderada por Ricardo Gonçalves Dias.
26 outubro: 17h
Teatro Nacional de São Carlos
Angola, dois romances, duas memórias.
Uma autora consagrada e um romancista estreante, Dulce Maria Cardoso e Nicolau Santos, conversam sobre um tema central nas suas obras: Angola, colonização e descolonização.
Fado operário: redescobrir uma memória perdida.
Pouco conhecido do grande público, o “fado operário”, anterior ao Estado Novo, é abordado por Rui Vieira Nery, com exemplos cantados pelo fadista Tiago Correia.Dulce Maria Cardoso e Nicolau Santos, juntos numa conversa que cruza dois romances e duas memórias de Angola. Moderação de Manuel Alberto Valente.
27outubro: 18h
Museu do Fado
Tenho uma solidão parecida com a tua.
Raquel Marinho, autora do podcast “O Poema Ensina a Cair” modera uma mesa de poesia com Inês Dias e João Paulo Esteves da Silva: “Tenho uma solidão parecida com a tua”.
Cidades imaginadas.
Da poesia para a cidade, Álvaro Filho e Catarina Carvalho refletem sobre “Cidades imaginadas” numa conversa moderada pela jornalista Isabel Lucas. Fechamos a programação com a atribuição do Prémio Literário Armando Baptista-Bastos.