Cuba assinala 10.º aniversário da classificação do Cante Alentejano pela UNESCO

27

«cuba_10_aniv_cante_alentejano_unesco

O Município de Cuba prepara-se para comemorar o 10.º aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, com um programa cultural diverso e aberto ao público.

As celebrações terão início a 27 de novembro e estendem-se até o dia 29, “com uma série de momentos que pretendem enaltecer e recordar a importância deste Património Cultural”, realça a autarquia.

O programa começa no dia 27, às 21h00, no Centro Cultural de Cuba, com um “Encontro de Grupos Corais” do concelho, onde estarão presentes os grupos “Flores do Alentejo”, “Raízes do Cante”, “Bafos de Baco” e “Os Ceifeiros de Cuba”. Esta sessão de abertura promete trazer o autêntico espírito do Cante Alentejano ao público, com interpretações típicas da região.

No dia seguinte, 28 de novembro, pelas 18h00, o Museu Literário Casa Fialho de Almeida acolhe a inauguração da exposição “Cante Alentejano”, da autoria de Ana Baião. Após a abertura da exposição, será realizado o colóquio “Cante Alentejano, 10 anos depois”, onde se debaterá o impacto da distinção da UNESCO na preservação e promoção desta tradição alentejana.

A fechar o programa, no dia 29 de novembro, o Centro Cultural de Cuba recebe uma sessão dupla a partir das 21h00. Primeiro, o público poderá assistir ao filme “Cante Alentejano da Cuba”, seguido do espetáculo musical “O Cante Alentejano nas Escolas”, com a atuação do Grupo Coral Infantojuvenil do Agrupamento de Escolas de Cuba, destacando o esforço de transmitir esta tradição às novas gerações.

Siga-nos