O Museu do Neo-Realismo (MNR) apresenta ao público, a partir de 26 de novembro’ 24, uma exposição dedicada a Mário Soares. Intitulada “Mário Soares e o Neorrealismo”, a mostra documental estará patente no piso 0 daquele Museu, no espaço da Livraria.
A exposição assinala o centenário de nascimento de Mário Soares (Lisboa, 7 dezembro 1924 – Lisboa, 7 janeiro 2017), procurando testemunhar sobre a relação do destacado político português com o movimento neorrealista, a partir de cartas, fotografias e outros apontamentos biográficos.
Pretende ainda salientar a ligação do antigo Presidente da República a Vila Franca de Xira e ao MNR, onde participou em diversas iniciativas, desde a “Presidência Aberta” que realizou no ano de 1993 ao Concelho, a palestra do primeiro aniversário do MNR, à exposição realizada em 2010 sobre o Campo de Concentração do Tarrafal (Cabo Verde), passando ainda pela evocação do Centenário, em 2012, do escritor brasileiro Jorge Amado, amigo de longa data de Mário Soares.
A exposição, com curadoria de David Santos, também Diretor Científico do MNR, tem entrada livre e pode ser visitada até 30 março’ 25.