A vida e a obra de Afonso Lopes Vieira são recordadas em Leiria durante o mês de janeiro de 2025 na Festa do Poeta, que inclui visitas guiadas, uma tertúlia e a entrega do prémio literário dedicado ao escritor.
A iniciativa do município de Leiria e da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira arranca já na quinta-feira, com a primeira visita guiada à livraria privada do escritor, que está disposta no edifício da biblioteca do mesmo modo como se encontrava no “Palácio da Rosa”, a sua residência em Lisboa.
No âmbito da Festa do Poeta, as visitas guiadas à livraria de Afonso Lopes Vieira acontecem ao longo do mês de janeiro, de segunda a sexta-feira, entre as 14h00 e as 15h00.
No dia 24 de janeiro é entregue o Prémio Literário Afonso Lopes Vieira a Gonçalo David Silva Pinto Azevedo pela obra “Inverso Sentido do Tempo”, integrada na categoria novela e conto.
Uma tertúlia sobre a antologia “Passeio nas minhas terras e outros textos” encerra o programa no dia 25 de janeiro, numa sessão que vai contar com a participação dos investigadores Carlos Fernandes, Cristina Nobre, António da Silva Gordo e Paula Marques.