Investigadores descobrem nova espécie de fetos com 300 milhões de anos

72

fossil_fetos

Investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) descobriram um fóssil de planta, em Anadia, no distrito de Aveiro, que corresponde a uma nova espécie de fetos com 300 milhões de anos.

O feto primitivo já extinto, com cerca de 300 milhões de anos, foi descoberto nas formações geológicas de Anadia, pela equipa de investigadores do Centro de Geociências (CGEO) da FCTUC, anunciou aquela Faculdade, em nota enviada à agência Lusa.

“Este achado paleobotânico corresponde a uma nova espécie do género Acitheca, um grupo de fetos arbóreos maratileanos da já extinta família Psaroniaceae da ordem das Marattiales, caracterizado pelos seus esporângios alongados e soros sésseis”, descreveu o investigador do CGEO e primeiro autor do artigo científico, Pedro Correia.

A nova espécie, batizada de Acitheca machadoi, é dedicada ao geólogo especializado em Palinologia paleozoica, Gil Machado, que estudou detalhadamente a estratigrafia (ramo da geologia que estuda os estratos ou camadas de rochas) e as floras palinológicas da Bacia Carbonífera do Buçaco, incluindo a secção estratigráfica onde o novo fóssil foi descoberto.

Siga-nos