O Município de Leiria assinala este ano os 700 anos da morte do Rei D. Dinis, figura marcante da história portuguesa, com um programa de comemorações que homenageia o legado de um monarca e poeta que contribuiu para moldar a identidade nacional.
D. Dinis, conhecido como o Rei Poeta, deixou um impacto significativo em Leiria, onde escreveu parte das suas célebres cantigas trovadorescas, reforçou o Castelo, transformando-o num símbolo de proteção e governação, e plantou o Pinhal de Leiria, um exemplo de visão ecológica.
Na apresentação do programa comemorativo, que decorreu terça-feira, dia 7 de janeiro, na Igreja de São Pedro, Leiria, a vereadora Anabela Graça, com os pelouros da educação e da cultura, destacou D. Dinis como “uma figura incontornável da nossa história e cuja ligação a Leiria permanece viva na memória e no património”.
Anabela Graça referiu que o programa das comemorações é “um tributo do Município de Leiria à vida e ao legado de um rei que foi muito mais do que um monarca: foi um legislador visionário e um poeta que soube transformar palavras em identidade nacional”.
O programa das comemorações dos 700 anos da Morte de D. Dinis é um convite para revisitar o seu legado e para reconhecer o papel transformador que desempenhou, propondo diversas atividades artísticas, que englobam património, academia, artes performativas e música, convidando todas as gerações a refletir sobre o impacto transformador de D. Dinis.
Património e Academia: X Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval. realiza-se em novembro – encontro científico com investigadores de Portugal e Espanha, que explorarão o reinado de D. Dinis e temas como desenvolvimento económico e incentivo à educação.
II Ciclo de Música Medieval de Leiria. Irá “transportar-nos” aos tempos de D. Dinis, com concertos, oficinas participativas e interativas e uma exposição no Castelo de Leiria.
Ciclo de Concertos Infantojuvenis alusivos a D. Dinis. Apresenta-se através da narração de uma história infantil associada à temática, assim como a composição de temas originais, tendo por base as cantigas de amigo escritas por D. Dinis.
Recriação Histórica “Leiria Medieval”. Celebra D. Dinis com uma Feira medieval, conversas sobre a Idade Média com historiadores reputados, entre outras atividades.
Literatura e poesia de D. Dinis. Serão homenageadas através da exploração da importância das trovas e cantigas de amor, de amigo e de escárnio, numa reflexão sobre a importância da poesia na construção da língua e da identidade portuguesas.
As escolas terão também um papel importante nestas celebrações, com um programa que levará o legado de D. Dinis às salas de aula, através do TASE, promovendo o contacto das crianças e jovens com a história, a literatura e a música do rei.
O projeto conta com diversos parceiros culturais e académicos, incluindo o Instituto de Estudos Medievais, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais, bem como artistas e investigadores que darão vida aos eventos, partilhando o seu talento e conhecimento.
As comemorações dos 700 anos da morte do Rei D. Dinis refletem o compromisso de Leiria com a valorização do seu património cultural e histórico, fazendo da cultura uma ponte entre gerações.
Fonte: CM Leiria