Foi apresentada na Fundação Calouste Gulbenkian a nova Aliança para as Artes Participativas [Alliance for Socially Engaged Arts], uma iniciativa que reúne 11 destacadas fundações filantrópicas europeias que vão juntar recursos, criar uma rede de apoio unificada e amplificar os esforços de sensibilização para desbloquear o potencial das artes participativas na promoção de mudanças sociais.
Além da Fundação Calouste Gulbenkian, estão presentes as seguintes fundações: Allianz Foundation (Alemanha), Fondazione Cariplo (Itália), Compagnia di San Paolo (Itália), Fondation Daniel e Nina Carasso (França), European Cultural Foundation (Países Baixos), Hilti Foundation (Liechtenstein), King Baudoin Foundation (Bélgica), Fundação “la Caixa” (Espanha e Portugal), Moleskine Foundation (Itália) e Stiftung Mercator Schweiz (Suíça).
No seu evento de lançamento, na Fundação Calouste Gulbenkian, a Aliança anunciou também o primeiro programa de Fellowship, focado no desenvolvimento profissional de líderes e organizações e na colaboração entre pares a nível europeu. Este programa de 18 meses apoiará um máximo de 15 líderes inovadores de organizações artísticas centradas no envolvimento da comunidade e na mudança social em toda a Europa.
Cada organização receberá uma bolsa no valor de 60.000 euros, além de participarem num programa de workshops online, residências imersivas, visitas de estudo e intercâmbios. O objetivo é proporcionar um espaço colaborativo para que as organizações dedicadas à arte participativa reforcem o seu trabalho, melhorem o desenvolvimento profissional individual dos fellows e aumentem o impacto do seu trabalho em toda a Europa.
Este programa de Fellowshipé o resultado de uma parceria com a Culture Action Europe, a Fitzcarraldo Foundation e a The Audience Agency, especialistas em reforço de capacitação e promoção no sector das artes. Anne Torreggiani, diretora-geral da Audience Agency, afirma que “O programa cria um ambiente de colaboração e apoio onde os líderes podem crescer, ultrapassar desafios, partilhar conhecimentos e promover mudanças duradouras. Ao apoiar o seu desenvolvimento, as nossas três organizações orgulham-se de ajudar a reimaginar e a moldar uma Europa mais justa, mais inclusiva e corajosamente criativa.”
As candidaturas para o programa estarão abertas a partir de hoje e até 24 de fevereiro.
Para mais informações: https://www.allianceforsociallyengagedarts.org/
Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian