Câmara de Torres Vedras compra acervo do fotojornalista Eduardo Gageiro

88

eduardo_gageiro

A Câmara de Torres Vedras anunciou a aquisição, por 250 mil euros, do acervo do fotógrafo Eduardo Gageiro para no futuro vir a criar uma casa-museu a ele dedicado.

“Além de se tratar de uma coleção de características únicas, o município tem um histórico de colaborações com Eduardo Gageiro, contando já com quatro exposições e três livros do autor que tiveram um impacto muito positivo na valorização do território e dos seus habitantes”, justifica a autarquia na proposta de aquisição.

O acervo é composto por uma coleção de fotografia e iconografia dos séculos XIX e XX, com 3.787 documentos, incluindo provas fotográficas em papel, com grande incidência em retratos, de estúdios e fotógrafos de renome nacionais e estrangeiros, assim como negativos e diapositivos em vidro e película.

Contempla também uma biblioteca especializada em fotografia com mais de 200 exemplares, uma coleção de cerca de 700 equipamentos fotográficos e cinematográficos, com diversos acessórios, datados desde finais do século XIX ao século XXI, incluindo alguns equipamentos fotográficos utilizados por Eduardo Gageiro e doações feitas por outros fotógrafos.

Integra ainda cerca de 300 provas fotográficas em molduras e impressões em telas de Eduardo Gageiro, que fizeram parte das suas exposições ao longo dos anos, mais de 300 prémios e condecorações e o seu arquivo pessoal, com correspondência trocada com instituições e personalidades ilustres no âmbito da sua atividade profissional.

Siga-nos