O Cineclube do Porto, que assinala 80 anos a 13 de abril, vai sair da Casa das Artes no final de março e está à procura de uma nova sede.
Após uma parceria de dez anos na Casa das Artes, instituição que vai ser alvo de obras em 2025, a “parceria terminou” e estamos “em negociações para ter outra espaço”, explicou Ana Carneiro, frisando que se trata de “uma nova fase”, “uma mudança”, mas não o “fim de um cineclube que tem 80 anos e que sobreviveu [à ditadura do] Estado Novo”.
O 80.º aniversário do Cineclube do Porto é celebrado no dia 13 de abril no Cinema Batalha com a exibição do filme ‘Dr, Strange Love’, indicou a presidente do cineclube, acrescentando que a parceria com o Cinema Batalha com sessões de 15 em 15 dias vai manter-se.
Com a saída da Casa das Artes a “cadência das sessões semanais não vai ser viável”, mas o Cineclube do Porto vai continuar com “as atividades nas escolas” e vai “continuar a ser detentor do seu acervo”, sustenta aquela responsável.
“Em março o Cineclube diz adeus à Casa das Artes. Um ciclo de mais de dez anos que se fecha. No ano em que celebramos 80 anos, nada mais apropriado do que terminar para recomeçar”, lê-se num comunicado enviado à Lusa esta sexta-feira.
Para se despedir da Casa das Artes, o Cineclube do Porto vai exibir quatro sessões de cinema no espaço que o recebeu durante dez anos.
“Com mais de mil sessões, eventos especiais e tantos outros acontecimentos não podemos deixar de assinalar como foi bonita esta passagem pela sala de nome tão especial, Henrique Alves Costa [cinéfilo, cineclubista e um dos primeiros diretores do Cineclube do Porto], e como ela foi importante para a nossa resistência e resiliência. Um conjunto de memórias inesquecíveis que se juntam assim à rica história do nosso Cineclube”, refere o Cineclube do Porto.
A primeira sessão é com o filme ‘Sabotagem’ (1936), de Alfred Hitchcock, que está marcada para dia 06 de março.
As outras sessões são com os filmes ‘Sherlock Júnior’ (1924), de Buster Keaton, no dia 15 de março, ‘A vida útil – Um conto de Cinema’ (2012), de Federico Veiroj, no dia 10 de março, e ‘Última Sessão’ (1971), de Peter Bogdanovich, que fecha esta ciclo de despedida, no dia 29 de março.
A ‘Última Sessão’ é precedida de um brinde de despedida às 17:00, na Casa das Artes, na Rua Ruben A., no Porto.
Fonte: Notícias ao Minuto