A candidatura do Abrigo do Lagar Velho/Criança do Lapedo, em Leiria, foi selecionada a nível nacional para apreciação do júri internacional que, todos os anos, indica novos sítios para a lista de locais distinguidos como Marca do Património Europeu.
Essa designação é feita pela Comissão Europeia, com base na recomendações daquele júri de peritos independentes, reconhecendo “sítios que simbolizam etapas importantes na criação da Europa atual”.
A concretizar-se, a distinção como Marca do Património Europeu “reforçará a importância do Lapedo na história da Europa, juntando-se a um grupo restrito de sítios de valor simbólico europeu”, defende Gonçalo Lopes.
A Marca do Património Europeu começou a ser atribuída em 2013 e, desde então, já distinguiu 67 sítios entre monumentos, paisagem de interesse cultural, sítios arqueológicos, industriais, sub-aquátios ou urbanos, lugares de memória, bens cultuais e objectos.
Em Portugal, foram distinguidos, por exemplo, a Carta da Lei da Abolição da Pena de Morte, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, o promontório de Sagres e o património cultural sub-aquático dos Açores.