O arquiteto chinês Liu Jiakun venceu o Prémio Pritzker 2025, conhecido como os Óscares da arquitetura.
“Com um trabalho notável, de profunda coerência e qualidade constante, Liu Jiakun imagina e constrói novos mundos, livres de quaisquer restrições estéticas ou estilísticas”, afirmou o júri, que destacou que o arquiteto “desenvolveu uma estratégia que nunca se baseia num método recorrente, mas na avaliação diferente das características e exigências específicas de cada projeto”.
Desta forma, “pega nas realidades presentes e trata-as a ponto de oferecer, por vezes, um cenário de quotidiano completamente novo”, que executa com “bom senso e sabedoria” e tendo em conta que a identidade das pessoas se dá tanto pela sua individualidade como pelo sentido coletivo de pertença a um lugar.
Nascido em Chengdu (sudoeste da China), Liu formou-se em 1982 no Instituto de Arquitetura e Engenharia de Chongqing, e sempre combinou a literatura com a arquitetura, que desenvolveu exclusivamente no seu país natal.
A empresa de Liu, a Jiakun Architects, concluiu mais de 30 projetos – todos na China – nos últimos anos. O arquiteto recorre com frequência à história da China em busca de inspiração.