Aveiro transforma Biblioteca em Museu de Arte Cerâmica

98

antigo_edificio_biblioteca_municipal_aveiro

A Câmara de Aveiro aprovou a abertura de um concurso público para transformar o antigo edifício da Biblioteca Municipal em Museu de Arte Cerâmica Contemporânea, num investimento de 3,7 milhões de euros.

Segundo uma nota camarária, a empreitada, com o valor base de 3.776.166,08 euros e um prazo de execução de 540 dias, consiste, essencialmente, em reabilitar e requalificar o edifício original com a remoção das estruturas e elementos introduzidos para adaptação da biblioteca, retomando as características originais do edifício.

“Os trabalhos vão assegurar a preservação das partes originais com a devida adaptação de segurança e conforto. O projeto prevê também a ampliação do edifício através de um novo corpo que se destaque pela sua linguagem contemporânea. A sua implantação coincidirá com os canteiros existentes, onde, no princípio do século XX, existia um murado. Este novo elemento será revestido com azulejos que confiram ao edifício uma identidade própria, associada à temática de cerâmica artística que se pretende promover”, refere a mesma nota.

Neste novo espaço, de acordo com a autarquia, será instalado o Museu de Arte Cerâmica Contemporânea que irá acolher obras do espólio municipal resultante do concurso internacional “Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro” que, no presente ano, irá contar com a sua 17.ª edição.

O edifício localizado junto à Avenida Dr. Lourenço Peixinho, que vai agora ser alvo de obras, já acolheu a Biblioteca Municipal de Aveiro e Arquivo Histórico, que passaram a funcionar desde o dia 10 de julho de 2020 no edifício ATLAS Aveiro, na Praça da República.

Fonte: Porto Canal

Siga-nos