A Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E. concluiu os concursos internacionais para a direção de cinco importantes equipamentos culturais: Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Fortaleza de Sagres, Museu Nacional da Música e Palácio Nacional de Mafra. Os novos mandatos iniciam-se a 1 de abril.
Ana Pagará (Mosteiro de Alcobaça) – Licenciada em História e mestre em Recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico, tem como domínios de especialização a arquitetura da Ordem de Cister, na perspetiva da conservação do Património, e a gestão de Património Mundial. É diretora do Mosteiro de Alcobaça desde 2015.
Clara Moura Soares (Mosteiro da Batalha) – Licenciada em História, mestrado em Arte, Património e Restauro e doutoramento em História de Arte, é atualmente professora auxiliar do Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, tendo entre 1998 e 2006 exercido funções no departamento de conservação e restauro da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Tomar.
Ana Cláudia Silveira (Fortaleza de Sagres) – Doutorada em História Medieval, é membro da equipa do Instituto de Estudos Medievais, da UNL. A par da carreira docente, a sua actividade profissional tem estado ligada à administração local e central, exercendo funções relacionadas com a museologia, gestão patrimonial e programação cultural.
Edward Ayres de Abreu (Museu Nacional da Música) – Musicólogo de formação, com doutoramento em Ciências Musicais, ao longo do seu percurso profissional colaborou com a Gulbenkian Música, a Casa da Música e o Teatro Nacional de São Carlos. Fundou e dirigiu, entre 2009 e 2022, o MPMP Património Musical Vivo, tendo concebido e coordenado diversos projectos editoriais e de programação musical. Diretor do MNM desde 2022.
Sérgio Gorjão (Palácio Nacional de Mafra) – Licenciado em História e mestre em Museologia, foi diretor do Museu Nacional Grão Vasco entre 2010 e 2014 e secretário-geral da Comissão Nacional Portuguesa para a UNESCO entre 2020 e 2021, tendo integrado a equipa técnica e científica que elaborou o dossier de candidatura do Real Edifício de Mafra a Património Mundial. Diretor do PNM desde 2021.
Fonte: Museus e Monumentos de Portugal