O Museu da Misericórdia de Évora inaugura hoje, dia 13 de março, pelas 16h30, uma exposição dedicada aos Bonecos de Estremoz, acompanhada por uma palestra de Hugo Guerreiro, coordenador da candidatura que levou esta arte a ser inscrita na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
A mostra inclui a peça Procissão do Senhor dos Passos, obra de José Moreira, um dos maiores expoentes da tradição do figurado de barro em Estremoz. A exposição procura destacar a evolução e a preservação desta arte, cujo renascimento remonta a 1935, quando José Maria de Sá Lemos, então diretor da Escola Industrial de Estremoz, colaborou com a artesã Ti Ana das Peles para revitalizar a produção dos bonecos. O trabalho de mestres como Mariano da Conceição e José Moreira foi essencial para a continuidade da tradição.
A palestra de Hugo Guerreiro abordará o processo de reconhecimento internacional dos Bonecos de Estremoz e a sua importância como património cultural. A exposição permanecerá patente ao público até 30 de junho.