A Museus e Monumentos de Portugal, EPE associou-se ao ICCROM – conserving culture, promoting diversity enquanto parceiro técnico do programa READY – Resilience for Heritage in the Face of Disasters, Climate Risks and Complex Emergencies, um projeto de desenvolvimento de capacitação com a duração de 38 meses que visa fortalecer a proteção do património cultural em tempos de crise.
No âmbito deste projeto, o ICCROM abriu candidaturas, com prazo de inscrição até ao próximo dia 20 de abril, para uma formação dedicada à salvaguarda de coleções patrimoniais, tradições vivas e práticas face a desastres, eventos climáticos extremos e emergências complexas.
A formação READY Track 1: Salvaguardar Coleções Patrimoniais, Tradições Vivas e Práticas face a Desastres, Eventos Climáticos Extremos e Emergências Complexas consistirá em sessões online e presenciais, seguidas de projetos de campo nos países de origem dos participantes, com a duração de 6 meses.
Os candidatos devem selecionar um sítio patrimonial ou um elemento do património imaterial, ou uma combinação de ambos, que servirá como estudo de caso. A seleção basear-se-á na solidez das propostas e nas entrevistas realizadas.
Para mais informações e detalhes sobre o processo de candidatura, visitar o site do ICCROM: https://www.iccrom.org/
Fonte: Museus e Monumentos de Portugal