• Este evento já decorreu.

Simpósio: IMPRIMIR DINOSSAUROS: Imagem e impressão 3D como ferramentas para a investigação paleontológica e envolvimento do público.

12/04/2019 @ 9:00 - 13/04/2019 @ 17:00

Sociedade de História Natural, Praia de Santa Cruz, Torres Vedras

O mundo virtual, através da obtenção e manipulação de imagens em 3D, conjugadamente com a impressão em 3D trouxeram novas oportunidades a várias áreas do conhecimento e com diferentes aplicações. Desde a investigação científica à museologia, a democratização e aplicação destas novas tecnologias permitem-nos hoje reconstituir ossos de dinossauros, reproduzir e replicar peças culturais com o menor manuseamento dos originais, criar novas formas de produzir in loco materiais de apoio na sala de aula, criar modelos, moldes e protótipos. É um interessante e fascinante novo mundo cheio de oportunidades, que se começa a aplicar também à paleontologia enquanto ciência e aos museus paleontológicos e de história natural, enquanto repositórios de coleções e principais portais do tempo para o público em geral. Com a tecnologia 3D, é hoje mais fácil ter um esqueleto de dinossauro montado do que era à 20 anos atrás. É mais fácil hoje a um professor selecionar e imprimir em 3D os recursos didáticos necessários para a sala de aula, por uma fração do preço que custariam ao obtê-los de outra forma. Por último, mas não menos importante, a impressão 3D permite hoje dar um novo uso a materiais que antes eram descartáveis ou dificilmente recicláveis. A utilização de filamento de plástico reciclado permite uma reutilização desses materiais, e a transformação do mesmo numa utilização mais duradoura: o resultado final de uma peça impressa em 3D num qualquer museu.

Torres Vedras