Inicio Artes Visuais José de Guimarães expoe no Museu Afro Brasil

José de Guimarães expoe no Museu Afro Brasil

Uma exposição do pintor José de Guimarães está patente no museu Afro Brasil, em São Paulo, sob o título “O Ritual da Serpente, 10 guaches inspirados na obra de Aby Warburg”.

A exposição, inaugurada no sábado, fica em cartaz até 07 de dezembro e marca uma homenagem aos dez anos do museu. Os guaches representam o ritual da serpente descrito por Warburg, historiador alemão que acompanhou os índios hopis, nos Estados Unidos, no final do século XIX.

O ritual descrito pelo historiador incluía uma associação da serpente com o relâmpago e a chuva, e uma cerimónia na qual os répteis eram lançados numa pintura com areia, e chegavam a ser colocados na boca de um dos participantes.

Nos seus guaches, Guimarães representa o ritual com cores fortes, em obras inéditas, feitas para a exposição.

Fonte: DN

Museu Afro Brasil