Inicio Arquitectura & Design Arquitectos portugueses vencem concurso para renovação da principal praça de Plovdid

O colectivo FORA, composto por João Fagulha, Raquel Oliveira e João Ruivo foi o vencedor do Concurso para a Renovação da Praça Central de Plovdid, na Bulgária.

Ao enunciado que pedia uma solução de arquitectura e paisagismo para a revitalização e renovação da praça central da cidade de Plovdiv – a segunda maior cidade da Bulgária – construída sobre os escombros do antigo Fórum romano de Philippopolis, a equipa de arquitectos respondeu com uma “superfície maleável e transformável para acomodar diferentes eventos urbanos”.

Em nota de imprensa João Fagulha, Raquel Oliveira e João Ruivo explicam que a sua proposta ambicionava transformar a exploração arqueológica num espectáculo permanente – “permitindo que as escavações progridam debaixo da cidade sem causar interrupções”.

O concurso foi organizado pela One Architecture Week em conjunto com o município, e recebeu um total de 125 propostas oriundas de 41 países. A proposta vencedora do concurso será apresentada no dia 18 de Outubro em Plovdiv, no âmbito do festival de arquitectura “One Architecture Week”.

Fonte: Construir