Inicio Notícias Postal dos CTT assinala 180 anos da Academia de Belas Artes

Postal dos CTT assinala 180 anos da Academia de Belas Artes

Os Correios de Portugal lançam na quinta-feira, 14 de janeiro, a primeira emissão do ano. Trata-se de um inteiro postal destinado a assinalar os 180 da Academia Nacional de Belas Artes (ANBA).

O inteiro postal com taxa paga (N20g), destinado ao correio doméstico, tem uma tiragem de três mil exemplares e design do Atelier B2. Com duas faces, reproduz, no verso, uma tela com o título ‘Alegoria à Academia’, do pintor Norberto José Ribeiro. A pintura a óleo foi oferecida pelo autor à ANBA em 1839. Na frente do postal, no canto superior direito, o selo impresso é ilustrado com um pormenor da mesma obra. A ANBA é a sucessora das extintas Academia Real de Belas Artes e Academia Portuguesa de Belas Artes e tem como missão a promoção e o desenvolvimento de trabalhos de investigação e estudos na área da historiografia da arte portuguesa.

Paralelamente ao lançamento do inteiro postal, a Academia celebra ainda o seu aniversário com a realização de uma exposição que mostrará ao público “centenas de obras em pintura e escultura dos melhores artistas do final do século XIX e XX”. Entre eles, os pintores Carlos Reis, Dórdio Gomes, Sousa Pinto e Guilherme Santa-Rita, e os escultores Francisco Franco, Lagoa Henriques e Simões de Almeida. Trata-se de um espólio que o público ainda não conhece e que vai ser exposto pela primeira vez, reunindo peças de artistas que integraram a Academia e ofereceram à instituição uma obra para ficar como memória do seu trabalho.

A exposição será inaugurada também na quinta-feira, às 18h30, na Galeria de Pintura de D. Luís, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. Ficará patente até 31 de março. Entretanto, para obliterar o inteiro postal os Correios de Portugal editaram uma marca postal alusiva da efeméride que estará à disposição dos colecionadores na Loja dos CTT nos Restauradores, em Lisboa, entre as 10h30 e as 17h00.

Fonte: CM