Quadro de Josefa d’Óbidos não é prioridade para Museu de Arte Antiga

mnarteantiga

A Sagrada Família com São João Batista, Santa Isabel e Anjos vai a leilão a 28 de janeiro na Sotheby’s, em Nova Iorque

“O Museu Nacional de Arte Antiga tem interesse no quadro, mas neste momento não é uma prioridade”, afirmou ao DN José Alberto Seabra Carvalho, diretor-adjunto do Museu, quando questionado sobre o quadro A Sagrada Família com São João Batista, Santa Isabel e Anjos, de 1678, de Josefa d’Óbidos que vai a leilão a 28 de janeiro na Sotheby’s, em Nova Iorque.

Segundo o catálogo da leiloeira, esta pintura, sobre cobre, pertence ao período de maior maturidade da pintora, destacando o detalhe dos pormenores e a atenção em particular que a artista, nascida em Sevilha e que chegou a Portugal em 1634, dá aos tecidos das roupas das figuras representadas.

A obra, que segundo a Sotheby’s poderá ser vendida entre os 200 e os 300 mil dólares, faz parte de um leilão dedicado Pintura Antiga europeia, e inclui pinturas de Rubens, Canaletto, Van Dyck e Lucas Carnach, o Velho, entre outros.

O responsável explicou ainda as prioridades do museu: “Estamos empenhados na compra da obra de Domingos Sequeira, A Adoração dos Magos, e é nisso que temos concentrado os nossos esforços”.

Fonte: DN