Inicio Eventos Leiria estreia Festa dos Museus

Leiria estreia Festa dos Museus

Leiria realiza, nos dias 15 a 18 de abril, a primeira edição da Festa dos Museus, que leva, a seis espaços do concelho, mais de 120 atividades, entre as quais uma homenagem ao património imaterial português, protegido pela UNESCO.

(…)

De portas abertas para 50 horas de atividades vão estar, durante quatro dias, o Museu de Leiria, o Castelo de Leiria, o Moinho do Papel, o mimo – Museu da Imagem em Movimento, o Agromuseu D. Julinha e o Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho, no Lapedo.

(…)

A Festa dos Museus contempla uma homenagem ao património imaterial nacional, classificado pela organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO): Ouvir-se-á fado no Castelo de Leiria, cante alentejano no Museu de Leiria e serão feitas conversas sobre arte chocalheira, no Moinho do Papel.

“É o programa mais completo de Portugal em contexto da comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Já recebemos um agradecimento da Direção-Geral [do Património Cultural] pelo programa”, afirmou hoje o responsável da Cultura da autarquia.

Segundo Gonçalo Lopes, a Festa dos Museus é “mais um contributo para a dinâmica de uma cidade que se quer afirmar culturalmente a nível local, nacional e também a um nível europeu”. Leiria trabalha atualmente para se candidatar a Capital Europeia da Cultura.

Fonte: DN

Artigo completo