Inicio Artes Visuais Porto vai ter galeria para livros de artista única no mundo

Porto vai ter galeria para livros de artista única no mundo

No próximo dia 21 de Setembro, vai ser inaugurada, no Porto, uma galeria de arte dedicada a livros de artista, uma iniciativa de Nuno Centeno, única no mundo. A Galeria abre as portas na Cooperativa dos Pedreiros, no Porto.

O novo espaço, com mil metros quadrados, junta ao espaço expositivo (com capacidade para acolher mais do que uma mostra em simultâneo) uma Artist Book Gallery, «provavelmente, o primeiro espaço no mundo dedicado a livros de artista único», refere.

O galerista portuense, um dos mais respeitados da Europa segundo a ArtNet (plataforma online dedicada às artes visuais), quer «criar mais dinâmica, diversificar o modelo de negócio dentro da mesma área e educar os novos públicos para algo muito contemporâneo que é a obra de arte como livro, como objeto.» Para isso, vai criar a Artist Book Gallery no seu novo espaço, na Cooperativa dos Pedreiros, no Porto. A Artist Book Gallery terá ainda um suporte online, onde todos os livros estarão disponíveis para consulta, com acesso gratuito. «Acho que ao final de cinco anos se vai criar a maior base de dados do mundo destes livros», perspetiva.

O espaço, localizado na Rua da Alegria, abre a 21 de setembro com uma exposição do artista norte-americano Blake Rayne. A galeria continua a aposta na mesma linha do trabalho que Nuno Centeno vem desenvolvendo, com a internacionalização dos artistas nacionais e continuar a trazer artistas estrangeiros não tão conhecidos do público nacional.