Festas do Divino Espírito Santo candidatas a Património Imaterial da UNESCO

331

A candidatura das Festas do Divino Espírito Santo a Património Imateral está a ser preparada por um grupo de investigadores, que pretende obter a distinção da UNESCO para estas festividades celebradas nos Açores e nas comunidades de emigrantes açorianos.
(…)
A iniciativa, que surge depois de há 10 anos a UNESCO ter rejeitado uma candidatura idêntica, é agora lançada pela antropóloga terceirense Antonieta Costa e pelos investigadores Maria Norberta Amorim e Manuel Serpa, da ilha do Pico, a quem se vai também associar a Direção Regional das Comunidades.
(…)
As festas em honra do Espírito Santo realizam-se em todas as ilhas dos Açores, geralmente nas sete semanas depois da Páscoa, sendo também assinaladas em algumas localidades do continente, no Brasil, EUA e Canadá. As celebrações variam de freguesia para freguesia, mas, de um modo geral, as pessoas acolhem em casa bandeiras e coroas, que simbolizam o Espírito Santo, rezando o terço durante uma semana, no fim da qual as levam à igreja, onde se realiza a coroação, normalmente seguida de um almoço, sendo que em muitas localidades também se distribui carne, vinho, pão ou massa.
(…)

Fonte: RTP

Siga-nos