Museu de Etnomúsica da Bairrada promove acção de sensibilização junto das crianças

museu_etnomusica

O Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado na vila do Troviscal, vai organizar, de 14 a 18 de novembro, o seu habitual ateliê lúdico de sensibilização para as questões da conservação e salvaguarda do património, denominado “Um Dia no Laboratório”.

A iniciativa é destinada a crianças entre os 3 e os 12 anos de idade e vai permitir que, por um dia, os mais novos se tornem verdadeiros conservadores/restauradores, participando na limpeza e conservação de uma peça do espólio do museu.

O ateliê “Um Dia no Laboratório” tem como objetivo despertar interesse e promover o gosto pelo património, de uma forma lúdica e educativa. Cada sessão, a realizar às 10h30 e 14h30, terá a duração média de 1 hora e um limite máximo de 15 participantes. A participação na atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas no Museu de Etnomúsica da Bairrada, através do telefone 234 757 005.

Inaugurado em 2005, o Museu de Etnomúsica da Bairrada é um projeto da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro que tem por objetivo preservar o património cultural produzido na área musical, construído e vivido ao longo de gerações por toda a comunidade bairradina. Para além de exposições temáticas, o Museu possui uma vasta coleção de instrumentos, partituras, gravações, documentação variada e depoimentos.